21 de dez. de 2006

Morre o presidente do Turcomenistão

Da France Presse

21/12/2006
08h30
-ASHKHABAD - O presidente vitalício do Turcomenistão, Saparmurat Niyazov, que governava a antiga república soviética da Ásia Central desde 1985, faleceu na manhã desta quinta-feira aos 66 anos, informou a imprensa oficial turcomana. "A infelicidade ocorreu bem cedo. Estamos todos comovidos", anunciou um alto funcionário do governo. "Hoje, de forma inesperada, o presidente turcomano morreu", acrescentou.
...
Niyazov, que era chamado Turkmenbachi ("Pai de todos os turcomanos"), assumiu o poder em 1985, quando esta república ainda integrava a União Soviética.
...
Os analistas temem que na ausência de um sucessor designado, e na medida que muitos possíveis líderes foram destituídos ou presos, o Turcomenistão sofra uma crise de instabilidade.


Minha Nossa! O que será da geo-socio-política-econômica do mundo a partir de agora???
Já não basta o aumento do salário dos parlamentares, caos [da falta] do espaço aéreo brasileiro, morte de Pinochet, e agora uma notícia dessas... eis que nos abandona o "pai de todos os turcomanos": Turkmenbachi!

O que será dos turcomanos, que já viviam confusos pelo fato do país ter pelo menos 7 nomes:
"O Turquemenistão (também chamado de Turcomenistão, Turcomanistão, ou Turcoménia, e no Brasil também como Turquimenistão, Turquimênia, Turquemênia, ou Turcomênia)" [dou um prêmio pra quem falar todos sem errar!]

Que Papai Noel tenha piedade de nós.....

Mais informações sobre o Turcomen.. Turcoman.. Turqui.. ah, sobre o país do falecido aqui.

update:
E atenção! Após incessantes buscas pela web, encontramos uma foto do finado Saparmurat Niyazov:
Ele não parece uma mistura de Faustão e Agnaldo Timóteo?

Nenhum comentário: