27 de nov. de 2007

Os 12 videos mais influentes da web de todos os tempos

O site Webby Awards resolveu fazer uma lista dos 12 vídeos e personalidades em vídeo mais influentes da web.
Dentre os citados (e que também atingiram o Brasil), estão:

Jennicam (1996): Jennifer Ringley redefiniu privacidade e entretenimento para a Internet na época, instalando algumas Webcams em torno do quarto do dormitório de sua faculdade e convidando o mundo para ver e debater sobre os mais mundanos momentos de sua vida diária.


All Your Base Are Belong to Us (2000): A frase, de uma tradução mal feita de um vídeo game japonês, foi a maior referência interna entre geeks e gamemaníacos. Mas quando uma animação em flash feita com uma música viciante chegou antes do iTunes, antes do YouTube, tornou-se a primeira montagem a levar a cultura pop ao delírio.

Star Wars Kid (2002): Enquanto o mundo dos videos on-line está lotado de cantores e atores iniciantes, Ghyslain Raza aprendeu involuntariamente como ter uma poderosa ferramenta para o estrelato. Enquanto milhões de pessoas se acabavam de rir vendo o garoto rodando o bastão imitando um Jedi - com direito a muitos remixes e montagens - o que realmente o deixou famoso foi o lembrete para muitos para "destruir a fita"...

LonelyGirl15 (2006): O estupidamente famoso video-diário de uma adolescente - posteriormente revelado pelo Financial Times tratar-se de uma personagem de ficção - feito por Jessica Rose fez com que ela fosse uma das primeiras atrizes a ganhar credibilidade através da Web e provou que espectadores podem ser fiéis a uma série de vídeos on-line da mesma forma que a programas de televisão semanais.

OK Go - "Here We Go Again" (2006): A banda OK Go esteve em relativa obscuridade durante oito anos, quando saltou sobre um conjunto de esteiras e fez seu caminho na história dos vídeo-clips . O vídeo com uma coreografia elaborada conquistou milhões de novos fãs, garantiu um prêmio Grammy, e ajudou a derrubar a hegemonia da MTV.

Cabeçada do Zidane (2006): Graças à Internet, ninguém perdeu esta infame momento da Copa do Mundo e que deu origem a inúmeras paródias, vídeo, montagens e jogos interativos.




Clique aqui para ver a lista completa.

via BoingBoing

Nenhum comentário: