13 de mai de 2007

Conheça Sobradinho/DF


Sobradinho, Cidade Satélite do Distrito Federal, fundada em 13 de maio de 1960, localizada a 22 km de Brasília, as margens da BR-020, sentido Brasília-Fortaleza.

A origem do nome da cidade, Sobradinho, tem duas versões: a primeira tem como referência o final do século XVIII, época que o Reino Português instalou, naquelas paragens, um posto de contagem para controlar a passagem dos carregamentos de ouro e receber o pagamento do quinto (imposto pago pelo Brasil durante o período da mineração). Para funcionamento do posto foi construída uma casa de dois andares, um sobrado.

A Segunda versão diz que o primeiro ocupante das terras, Antônio Gomes Rabelo, ao acampar na região, na primeira metade do século XIX, construiu um cruzeiro para servir como marco das terras. Num dos braços desse cruzeiro, um joão-de-barro construiu duas casinhas, uma sobre a outra, que lembravam um sobradinho. Este sobradinho teria dado origem ao nome do córrego que passava próximo à morada e em conseqüência, deu nome à fazenda. O nome da cidade tev inspiração nas terras que lhe deram origem, a Fazenda Sobradinho.


Aqui você pode ler mais sobre a história de Sobradinho e acompanhar um mapa com pontos importantes da cidade.

Eu nasci nessa cidade, morei no Plano Piloto por toda minha infância, adolescência e até os 18 anos, mas hoje estou de volta a esse lugar tranqüilo que tinha a fama de ser a Cidade Sorriso. Gosto daqui e conheço várias pessoas que amo deste lugar.

Mas o que eu não disse ainda é que... Este é um post da promoção Caça ao Tesouro na Blogosfera mas ainda não é um post premiado!

Continue procurando aqui e nos outros blogs participantes: Teobaldo HP, Oito Passos Para o Conhecimento e Crepusculo.

Fonte: Sobradinho.net

Nenhum comentário: